Documentação de Suporte

Aqui pode aceder a alguma bibliografia e/ou netgrafia sobre os assuntos tratados. Esperamos que a nossa selecção vos possa ajudar.

BIBLIOGRAFIA

Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica: Uma perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª Edição:Janeiro de 2003 ed.). (S. Edições Almedina, Ed.) Coimbra, Portugal: Almedina.
 

Alves, M., Carvalho, A., Diogo, F., Porfírio, M., & Sanches, M. (2000). O Professor e o Currículo - O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Lisboa: Edições ASA.
 

Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (sétima edição ed.). McGraw-Hill Companies de
 

Boutinet, J.-P. (1990). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
 

D'Antola, A. R. (1989). A utilização da Observação na avaliação do processo ensino-aprendizagem. In M. C. Proença, Didáctica da História - Textos Complementares (pp. 395-400). Lisboa: Universidade Aberta.
 

Dias, J. B. (2004). Ética e Educação. Lisboa: Universidade Aberta.
 

Fontaine, A. M. (2005). Motivação em Contexto Escolar. Lisboa: Universidade Aberta.
 

Gaspar, M. I., & Roldão, M. d. (2007). Elementos do Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Universidade Aberta.
 

Oliveira-Formosinho, J. (2002). A Suoervisão na Formação de Professores I - Da sala à escola. Porto: Porto Editora.
 

Oliveira-Formosinho, J. (2002). A Supervisão na Formação de Professores II - Da organização à Pessoa. Porto: Porto Editora.
 

Pacheco, J. A. (2005). Estudos Curriculares: Para a compreensão critica da educação. Porto: Porto Editora.
 

Pacheco, J. A. (2007). Currículo: Teoria e Praxis (3ª ed.). Porto: Porto Editora.
 

Pinto, J., & Santos, L. (2006). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
 

Proença, M. C. (1989). Didáctica da História (Vol. I). Lisboa, Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
 

Proença, M. C. (1989). Didáctica da História - Textos complementares (Vol. II). Lisboa, Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
 

Reis, P. (2011). Observação de aulas e Avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da 
Educação - Conselho Cientifico para a Avaliação de Professores.
 

Roldão, M. d. (2003). Diferenciação Curricular Revisitada - Conceito, discurso e práxis. Porto: Porto Editora.
 

Salvater, F. (2002). Ética para um jovem. Lisboa: Editorial Presença.


NETGRAFIA


Pacheco,  José (2004), A Avaliação do Professor in http://webs.ie.uminho.pt/jpacheco/files/avaliacaoProfessor.pdf

 Pacheco, José (s.d.) A Avaliação da Aprendizagem in http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8967/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem.pdf

Almeida, A. F. da C. (2008). O contributo da Avaliação Formativa/Formadora na Facilitação da Aprendizagem Significativa da Matemática”.lc442.pdf (objecto application/pdf). Universidade Aberta. Retrieved from http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/564/1/LC442.pdf

Alves, A. P., & Gomes, M. J. (2009). PORTEFÓLIO ELECTRÓNICO DO ALUNO: EXPERIÊNCIAS COM O RePe - aaalves-mjgomes.pdf (objecto application/pdf). Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga: Universidade do Minho. Retrieved December 23, 2011, from http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10002/1/AAAlves-MJGomes.pdf

Barrett, H. (n.d.). Electronic Teaching Portfolios. University of Alaska Anchorage. Retrieved December 23, 2011, from http://www.electronicportfolios.com/portfolios/site99.html

Black, P., & Wiliam, D. (2009). Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21(1), 5–31. Springer. Retrieved from http://www.springerlink.com/index/94753257U011W380.pdf

Blogfólio, S. (2006). O Portefólio electrónico - Supersonia Blogfólio. Retrieved December 23, 2011, from http://supersonia.blogs.sapo.pt/1837.html

CAF - Estrutura Comum de Avaliação. (n.d.). Retrieved December 22, 2011, from http://www.caf.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=9ba4ce21-904e-473c-ad57-619e830ef8c5

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. (n.d.). Avaliação das Escolas: Fundamentar Modelos e Operacionalizar Processosavaliacao_escolas_conselho_educacao_portugal.pdf (objecto application/pdf). Retrieved December 22, 2011, from http://www.oei.es/evaluacioneducativa/avaliacao_escolas_conselho_educacao_portugal.pdf

Catarse. (2009). Provas de Aferição: Professores de Português consideram-nas redutoras | Catarse. Lusa/Sol. Retrieved December 22, 2011, from http://raivaescondida.wordpress.com/2009/05/18/11556/

Desempenho_dos_Alunos_Ensino_Fundamenta_Hugo_Pessoa. (n.d.).
GAVE. (n.d.). Provas de Aferição 2012. Retrieved December 22, 2011, from http://www.gave.min-edu.pt/np3/7.html

Gatti, B. A. (2003). O professor e a Avaliação na sala de aula1150.pdf (objecto application/pdf). Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003. Retrieved December 22, 2011, from http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1150/1150.pdf

Giuinote, P. (2010). Por uma cultura de rigor na avaliação. P Exames Nacionais. Retrieved December 22, 2011, from http://static.publico.pt/examesnacionais2010/Details/Por uma cultura de rigor na avaliação_1440884

Inácio, A. (2008). Prova de aferição a Matemática foi “ridiculamente fácil.” Jornal de Notícias, (Entrevista a Nuno Crato (Educação)). Retrieved from http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=943067&page=2

LUSA. (2010). Provas de aferição voltam a suscitar polémica. Público, (Educação). Retrieved from http://www.publico.pt/Educação/provas-de-afericao-voltam-a-suscitar-polemica-1435136

Livre Arbítrio: Avaliação no ensino de arte. (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://lauraliceheberle.blogspot.com/2011/07/avaliacao-no-ensino-de-arte.html

Meneghel, Stela M; Robl, Fabiane; Silva, T. T. F. (2006). A relação entre avaliação e regulação na
 Educação Superior : elementos para o debate. Educar, Curitiba, n. 28, p. 89-106, 2006. Editora UFPR. Retrieved December 22, 2011, from http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a07n28.pdf

Modelos de Avaliação das Aprendizagens298482.pdf (objecto application/pdf). (n.d.). Retrieved December 26, 2011, from http://www.ie.ul.pt/pls/portal/docs/1/298482.PDF

Nunes, C. C., & Pontes, J. P. (n.d.). A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática dos alunos do 3o ciclo do ensino básico. Retrieved from www.fordis.ese.ips.pt/docs/siem/texto23.doc

Osório; Débora. (n.d.). AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR: COMO FERRAMENTA DE EXCLUSÃO SOCIAL avaliação do rendimento escolar:<br>como ferramenta de exclusão social. 2002. Retrieved December 22, 2011, from http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/aval01.htm

Portfolios in College - Grady Profile 3. (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://www.aurbach.com/gp3/tedu.html

Portfólio Digital, E. (2008). Portfólio em evolução. Retrieved December 23, 2011, from http://emipinto10672.blogs.sapo.pt/

Professores contra modelo das provas de aferição. (2011).DN - Portugal. Retrieved December 22, 2011, from http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1844723

Provas de Aferição Ensino Básico norma-paeb-2011.pdf (objecto application/pdf). (2011).Ministério da Educação e Ciência. Retrieved December 22, 2011, from http://area.dgidc.min-edu.pt/jne_area_escolas/docs/docs2011/Norma-PAEB-2011.pdf

REAL ePortfolio Academy. (n.d.). Retrieved December 28, 2011, from http://electronicportfolios.org/academy/index.html

República, D. da, & Educação, M. da. (2006). Diário da república —1 série B no 5 - 6 de Janeiro de 206. Despacho normativo no 1/2006, 156-160. Rocha; Maria Regina. (2007). Ciberdúvidas: As provas de aferição não são provas de exame. Retrieved December 22, 2011, from http://www.ciberduvidas.pt/articles.php?rid=1222

Santos, M. L. de A. D. dos, & Pinto, J. M. B. (2003). Avaliação das Aprendizagens avaliao_das_aprendizagens.pdf (objecto application/pdf). (I. do E. e F. Profissional & U. Eupopeia, Eds.)Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - Instituto do emprego e formação profissional - União Europeia (fundo social eutopeu) (p. 23). Retrieved from http://www.iefp.pt/formacao/formadores/formacao/ReferenciaisFormadores/FormacaoContinua/Documents/AVALIAO_DAS_APRENDIZAGENS.pdf

Step-by-Step Model - mPortfolios. (n.d.). Retrieved December 28, 2011, from https://sites.google.com/site/mportfolios/home/step-by-step-model

Toot! (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://www.aurbach.com/Toot/index.html
avaliacao.pdf (objecto application/pdf). (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://www.eb1-n7-setubal.rcts.pt/avaliacao.pdf

avaliacao.pdf (objecto application/pdf). (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://www.eb1-n7-setubal.rcts.pt/avaliacao.pdf

avaliacaodasaprendizagens.pdf (Objecto application/pdf). (n.d.). Retrieved January 9, 2012, from http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/1c1cr/Cgenerico/avaliacaodasaprendizagens.pdf?width=965&height=600

criterios_gerais_avaliacao_0708.pdf (objecto application/pdf). (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://agpico.edu.pt/docs/criterios_gerais_avaliacao_0708.pdf

urtiga: Portfólio Electrónico. (n.d.). Retrieved December 23, 2011, from http://oafurtiga.blogspot.com/2007/05/portflio-electrnico.html

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Gostaria de partilhar convosco um outro titulo de leitura

    Pereira, Júlio Emílio Diniz (2008), Justiça Social - Desafio para a formação de Professores, Brasil, Autêntica.

    Boa leitura

    MMG

    ResponderEliminar
  2. Na continuidade das sugestões bibliográficas deixo-vos aqui mais uma que espero ser do agrado de todos:

    Savater Fernando (2006), O valor de educar, o valo de instruir, Fundação Francisco Manuel dos Santos com apoio da Porto Editora


    Boa leitura

    MMG

    ResponderEliminar